|
1 |
Total de visitas: 975
|
1 |
Brotoeja é o nome popular dado a miliária, que nada mais é do que uma dermatite inflamatória consequente da inflamação de dutos excretores das glândulas sudoríparas, bloqueando a saída do suor. São consideradas brotoejas lesões que ocorrem no tronco, rosto, axilas e dobras da pele, resultantes de ambientes quentes e úmidos, calor, excesso de roupas e agasalhos ou febres altas.
A aparência das lesões é calculada de acordo com a profundidade do bloqueio do canal que o suor passa para ser eliminado do corpo. Podem ser pequenas e transparentes, a miliária cristalina, quando o bloqueio é superficial e sem inflamações. Pode ser também vermelha e inflamada, denominada miliária profunda ou pustulosa.
Os sintomas mais comuns são coceira e queimação. Mas cuidado, coçar pode lesionar a pele devido ao rompimento das bolhas, e, quando acompanhadas de pus, podem ser infecções bacterianas.
O diagnóstico leva em consideração lesões e sintomas e é necessário saber diferenciá-las de outras doenças dermatológicas.
Para preveni-las é necessário evitar situações que provoquem calor abundante.
Para realizar o tratamento, considera-se a profundidade e local das lesões. Em crianças por exemplo recomenda-se refrescar a pele em ambientes arejados, usar roupas leves (pricipalmente de algodão, pois absorve o calor) e aumentar a frequência de banhos.
Não é recomendao o uso de cremes, loções e filtro solares, pois contém gorduras, principalmente em dia de muito calor; Coloque maizena na água do banho da criança (a dica é antiga mas alivia os sinais); se aparecerem sinais de infecção consulte um pediatra.